27º Congresso Nacional de Laticínios

Apresentação

A EPAMIG, por meio do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, lança o 27° Congresso Nacional de Laticínios, a ser realizado entre 12 e 15 de julho de 2010, em Juiz de Fora/MG. Tradicionalmente, este evento tem discutido temas relacionados a ciência, tecnologia e nutrição em Leite e Derivados, à dinâmica do ambiente econômico e tecnológico, à exportação de lácteos e à necessidade das empresas na melhoria constante de seus produtos e processos.


As organizações têm sido estimuladas pelo ambiente competitivo a avaliar e comprometer-se em reduzir o impacto, atual e futuro, de suas operações sobre o meio ambiente. Os consumidores, conscientes das limitações de recursos naturais e da premência do desenvolvimento sustentável, passam a exigir das empresas empenho em adotar comportamento ambientalmente adequado, especialmente no segmento industrial, exercendo forte pressão sobre estas indústrias e sobre entidades governamentais. Atitudes sustentáveis não constituem, portanto, opção das companhias, mas uma das bases para sua sobrevivência no mercado e sinal de desenvolvimento econômico.

Esta 27ª edição do Congresso Nacional de Laticínios abordará o tema “Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental na Pesquisa, no Desenvolvimento e na Inovação em Produtos Lácteos”, e pretende fomentar a discussão de soluções para programas ambientais, abrangendo a prevenção da poluição, a administração dos impactos durante todo o ciclo de vida dos produtos lácteos e a utilização de tecnologias ambientalmente adequadas.


Acreditando contribuir mais uma vez de modo decisivo para o desenvolvimento de nossa indústria, nosso Congresso se apresenta como agradável encontro para somar novos conhecimentos científicos, promover a integração profissional e favorecer a identificação de inovações tecnológicas sustentáveis para o setor lácteo no Brasil e exterior.

Histórico

A Semana do Laticinista, realizada pela primeira vez em 10 de julho de 1950, originou o Congresso Nacional de Laticínios, cuja primeira edição aconteceu em julho de 1972. O evento, idealizado por um grupo de técnicos e professores do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, conquistou reconhecimento junto à comunidade científica e atualmente é considerado marco na história do agronegócio do leite no Brasil - segmento Indústria. É o único fórum destinado exclusivamente às discussões e às ações pertinentes e inerentes à indústria de laticínios brasileira, bem como uma oportunidade de reciclagem do conhecimento para técnicos em leite e derivados.

Em 10 de julho de 1950, o idealizador e fundador da Semana do Laticinista, Sebastião Senna Ferreira de Andrade, destacou no discurso de abertura: “é dever patriótico promover uma reunião entre profissionais com o mesmo ideal e para um mesmo fim, para estabelecer as bases amistosas de união de esforços dispersos em benefício do progresso da indústria de laticínios do país”.

O 1º Congresso Nacional de Laticínios

Já em 10 de julho de 1972, a então Semana do Laticinista - o maior acontecimento nacional do segmento, já na 23ª edição – teve sua transcendência enriquecida pela realização simultânea com o 1º Congresso Nacional de Laticínios. A grande importância que a indústria laticinista ocupava no contexto nacional à época exigia uma reformulação geral dos ideais anteriores, além de um alargamento de relações industriais.

Atualmente, em sua 26ª edição, o Congresso Nacional de Laticínios vêm prestando valiosas contribuições técnico-científicas para a cadeia agroindustrial do leite, por meio de cursos, palestras, mesas-redondas e painéis, cujos temas têm sido de grande interesse e aplicabilidade para os profissionais e estudantes que freqüentam os eventos.

O advento da internacionalização da economia e do conhecimento, fortalecido na década de 1990, provocou a reformulação do Congresso Nacional de Laticínios, adequando-se à filosofia do novo cenário político, econômico e social que se delineava. Neste contexto, o espírito de cooperação técnico-científica, do debate de idéias e da busca de soluções que atendam às exigências crescentes dos consumidores dos países envolvidos vem sendo incrementado a cada edição do evento.

A idéia é levar aos participantes uma visão estratégica do futuro, em que predominará a competitividade empresarial. Assim, os mais recentes trabalhos técnicos científicos, o que há de mais moderno em máquinas, equipamentos, embalagens e ingredientes para a indústria de laticínios estarão sempre presentes no Congresso.

Site Oficial: cnlepamig

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.