O que é Contaminação Cruzada
Hoje irei falar um pouco sobre contaminação cruzada, muitos funcionários de restaurantes, laticínios, pizzarias ou outros estabelecimentos alimentícios, as vezes por falta de conhecimento ou por falta de material de trabalho adequado, podem causar a contaminação cruzada de um alimento.
Mais o que é contaminação cruzada? “É a transferência de micróbios patogênicos (que causam doença) de uma alimento contaminado (normalmente cru) para outro alimento, direta ou indiretamente”.
Por exemplo: Alguém vai cortar um carne assada ou cozida, com a mesma faca que estava cortando um carne crua, sem lavar ou desinfetar essa faca, as bactérias que podem está presente na carne crua serão transferida para cozida, podendo causar alguma doença no consumidor, dependendo do tipo de bactéria que for transferido.
Existem outros fatores que podem causar contaminação cruzada:
- Manipular o alimento cru e logo depois pegar em um alimento cozido sem lavar as mãos.
- Usar a mesma taboa para preparar ambos os alimentos, sem lavar a taboa entre um alimento e outro.
- Usar utensílios que armazenaram alimentos crus e armazenar alimentos cozidos sem lavar.
Segundo dados do ministério da saúde indicam que alimentos crus, como ovos e carnes vermelhas, são responsáveis em média, por 34,5% dos surtos de doenças transmitidas por alimentos que ocorrem no Brasil (Anvisa, 2009).
Dicas para evitar a contaminação cruzada.
- Lavar sempre as mãos, quando estiver manipulado alimento.
- Lavar equipamentos e utensílios logo após manipular alimentos crus.
- Quando no local tiver apenas uma geladeira, os alimentos devem ficar em recipientes fechados, os alimentos cozidos, devem ser guardados na parte de cima da geleira e os alimentos crus na parte de baixo, quando colocados no freezer devem estar bem embalados e se possível deixar alimentos crus de um lado e cozidos do outro.
- Não preparar saladas em tabuas de cortar que tenha sido usada para cortar carnes cruas.
Além de doenças causadas por bactérias, a contaminação cruzada também pode causar reações alérgicas, como por exemplo, no caso de uma pessoas que tenha alergia a amendoim, consumir uma salada onde o funcionário usou a faca para preparar a salada, em uma creme de amendoim, sem ao menos lavar entre um uso e outro.
Portanto é preciso ter bastante atenção e higiene na preparação de alimentos, para que no final ninguém seja prejudicado , pois uma contaminação pode trazer prejuízos graves, tanto para o consumidor como para a indústria.
Nenhum comentário: