Ptaquilosídeo encontrado em Leite de Ovinos e Caprinos Saudáveis

O que é Ptaquilosídeo? É um composto instável em solução aquosa na presença de ácido, base ou calor, degradando-se muito rapidamente em pterosina B e D-(+) glicose devido e eliminação da D-(+) glicose seguida por uma aromatização em soluções ácidas fracas (AGNEW; LAUREN, 1991).

A Samambaia é uma planta presente no mundo todo, e possui substância toxicas que representam riscos tanto para os animais quanto para os humanos, destaquei o ptaquilosídeo por ser um dos principais tóxicos presentes na samambaia que também é cancerígeno para os seres humanos. Em um estudo recente publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, mostra que através de análises por um método sensível com base na conversão química de taquilosídeo em bromopterosina, após cromatografia em espectrometria de massa de gás – ánalise (GC-MS). A presença de ptaquilosídeo foi encontrada no leite de animais saudáveis, mostrando assim um risco para saúde potencialmente desconhecido, o que pode ser uma preocupação global nociva e potencial da segurança alimentar, para rebanhos que se alimente de pastos que contenha a samambaia.

Até o momento desta pesquisa o ptaquilosídeo era encontrado em pesquisas feitas com leite de vacas que consumiam a planta, a concentração do ptaquilosídeo no leite corresponde a 8,5% da quantidade ingerida pelo animal (ALONSO-AMELOT et al., 1996). A associação entre a ingestão de leite de animais alimentados com brotos de samambaia e o desenvolvimento de neoplasia foi comprovada experimentalmente em roedores (VILLALOBOS-SALAZAR et al., 1990).

Estudos no japão verificaram que o risco de câncer no esôfago é 2,1 vezes mais no homens e 3,7 vezes mais nas mulheres que consome o broto regularmente (POTTER; BAIRD, 2000). No Brasil um estudo epidemiológico registrou, que há associação entre ingestão do broto de samambaia com o câncer gástrico (3,45 x) e com o câncer de esôfago (3,40 x) no homens (MARLIERE et al., 1998)

Fontes: Toxidade da Samambaia para saúde animal e humana, Guilherme Durante Cruz, Ana Paula F. R. L. Bracarense.
           Journal of Agricultural and Food Chemistry.
Imagem: Google

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.