Profissão Tecnólogo em Laticínios
O QUE É?
Tecnólogo em laticínios é o profissional formado em curso superior de tecnologia de laticínios, na área de beneficiamento e industrialização do leite. Esse profissional é quem planeja, elabora, gerencia, implanta e mantém os processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação do leite e de seus derivados, desde o recebimento da matéria-prima, até a obtenção e distribuição do produto final. Também é de responsabilidade desse profissional supervisionar as várias fases dos processos de industrialização, monitorar a manutenção de equipamentos, zelar pelo cumprimento das normas sanitárias e dos padrões de qualidade da marca e gerenciar a logística de distribuição, estocagem, etc.
QUAIS AS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS?
Para ser um tecnólogo em laticínios é necessário que o profissional se interesse por todo o processo de produção, desde a chegada da matéria-prima, até o consumidor final, bem como pelas suas particularidades. Outras características desejáveis são:
responsabilidade
dinamismo
capacidade de observação
capacidade de organização
competência de liderança
fácil entendimento de processos
raciocínio rápido
metodologia
capacidade de lidar com as pessoas
QUAL A FORMAÇÃO NECESSÁRIA?
Para ser um tecnólogo em laticínios é necessário que o profissional seja formado em um curso superior de tecnologia de laticínios, conseguindo, assim, o diploma de tecnólogo. O tecnólogo, segundo Decreto 2208 de 17 de abril de 1997 deve ser considerado um profissional de nível superior e tem direito de realizar pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) e / ou Lato Sensu (especialização). Tal modalidade de curso visa a formação de profissionais especializados em campos específicos do mercado de trabalho, por tal razão seu formato é mais compacto e sua grade curricular mais direcionada, tendo assim, duração média inferior à dos cursos de graduação regulares.
Fonte: Brasil Profissões
Nenhum comentário: